Quais os Benefícios em investir na saúde e Segurança do Trabalho em sua Empresa?
O principal objetivo na Segurança do Trabalho é resguardar a vida, promovendo a segurança e a saúde do funcionário em todo processo em seu ambiente de trabalho.
Buscar minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Entre as principais atividades da segurança do trabalho podemos destacar:
Prevenção de acidentes;
Promoção da saúde;
Prevenção de incêndios.
Aqui no Brasil, a segurança do trabalho e saúde ocupacional estão regulamentadas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e regulamentado na portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Norma Regulamentadora nº4 (NR-4) e, na legislação trabalhista brasileira.
No entanto, com os números alarmantes relacionados aos acidentes e doenças relativa ao ambiente de trabalho têm colaborado para que as empresa tenham uma maior compreensão da importância de se investir na Segurança do Trabalho.
Mesmo com todas os números divulgados ainda encontramos alguns empresários que acreditam que o investimento em segurança do trabalho é dispensável.
Não podemos negar que todo esse investimento irá refletir tanto no bolso do trabalhador quanto no bolso do empregador.
Mas não podemos deixar de citar alguns gastos que podem ser evitados quando há um investimento na segurança do trabalho com:
Transporte do funcionário acidentado,
Afastamentos produzido por doenças ocupacionais,
Contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado,
Prejuízos materiais e com indenizações e com ações na justiça trabalhista civil, entre outros.
Benefícios ao se investir na segurança do trabalho
Redução de acidentes: a Segurança do Trabalho tem como objetivo primordial garantir a prevenção dos acidentes laborais que prejudicam à integridade física e mental do trabalhador.
Organização: possibilita que a empresa crie uma organização que comprove a preocupação e o cuidado que a organização tem com os trabalhadores. E como benefício de toda organização aumenta a produtividade, já que os colaboradores se sintam mais motivados para exercer suas funções.
Menos gastos: um trabalhador preventivo vindo da Segurança do Trabalho gera menos custos com materiais e afastamentos ou ações judiciais. Um ambiente seguro impossibilita os riscos e mantém a atenção do colaborador na realização de sua obrigação, evitando tanto prejuízos materiais e riscos de acidentes.
Ambiente de trabalho saudável: O investimento em segurança no ambiente de trabalho demonstra o comprometimento de uma organização com a saúde e bem estar dos seus colaboradores. Gerando assim um ambiente de trabalho mais saudável e promissor a ideias e relações interpessoais.
Produtividade: colaboradores motivados por sentimento de união da equipe dedicam-se em alcançar a produtividade definidos pela organização. Além disso, a eliminação dos riscos mantém o foco na execução do trabalho prestado.
Qualidade: funcionários que entendem que estão realizando um trabalho de forma segura, consequentemente vão produzir com mais qualidade. E em consequência disso prazos são mais respeitados e clientes ficam mais satisfeitos.
Credibilidade: com a diminuição de acidentes e incidentes envolvendo a imagem da empresa garante a credibilidade da organização e prova de responsabilidade social. Com colaboradores motivados acaba sendo mais produtivos e, a empresa se transforma em uma referência no mercado que atua.
Oportunidade: o treinamento em segurança é uma ótima oportunidade para realizar uma integração entre os funcionários, e uma excelente oportunidade de expor o compromisso da organização com a segurança e expor os objetivos e metas da empresa.
Através da segurança do trabalho é possível a realização de um trabalho mais organizado e, como resultado o aumento da produção. Com um ambiente agradável e seguro, os colaboradores começam a produzir mais e com maior qualidade. Outros dois benefícios é criar um ambiente de trabalho agradável e a melhora nas relações entre chefes e funcionários.
Todo cuidado é pouco!
Apesar de toda rotina de uma empresa todo cuidado é pouco para se evitar as doenças, que podem surgir lentamente, e que na maioria das vezes, são difíceis de ser identificadas e apontadas.
Entre elas estão a asma ocupacional, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses e distúrbios relacionados à saúde mental são as principais doenças que são muito difíceis de se evitar.
E para resolver é necessário de uma equipe de Segurança do Trabalho Multidisciplinar que tenham Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho, formando o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Em conjunto os funcionários também devem formar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, mantendo a saúde e a vida do trabalhador.
Quando uma empresa investe em segurança do trabalho ela promove o bem estar físico, mental e social e em consequência os colaboradores retornam em produtividade, diminuição dos gastos, valorização e credibilidade da empresa.
Sua empresa investe em Segurança do Trabalho? Você sabia que o investimento em Segurança do Trabalho é garantir o sucesso de sua empresa também!
Aguardamos seu contato: fone/whats: (51) 98611-1105
Categorias: Sem categoria