O que é EPI?
EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual. Segundo a NR 6, um EPI é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”
NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI
A norma regulamentadora 6 do Ministério do Trabalho é a que estabelece a necessidade e define parâmetros de uso dos EPIs. A norma define responsabilidades do empregador, do trabalhador e até mesmo do fabricante ou importador.
Além disso, são listados os equipamentos de proteção individual e é frisada a necessidade do empregador prover o treinamento adequado ao uso dos EPIs.
Qual a importância da NR 6 – EPI para a sua empresa?
Qualquer descumprimento de Normas Regulatórias é severamente punido pela justiça do trabalho: isso pode acontecer tanto pela fiscalização preventiva quanto por uma ação trabalhista. Economizar na vigilância desses princípios é um caso clássico do “barato que sai caro”.
No caso específico dos EPIs, só comprar o equipamento não basta: falhas de protocolos básicos e de mal uso dos equipamentos podem custar o ativo mais importante da sua empresa: a vida dos seus funcionários.
Quais empresas devem atender à NR 6 – EPI?
Segundo o texto normativo, as empresas devem fornecer EPIs, gratuitamente, nos casos em que:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
c) para atender a situações de emergência.
O caso mais clássico que vem à memória é o uso de EPIs na Indústria da Construção. Porém, mesmo empresas – ou condomínios empresariais – que não lidem com isso no cotidiano devem estar preparadas para situações de emergência.
O que minha empresa deve fazer para cumprir a NR 6?
As principais ações relacionadas à NR 6 são focadas na escolha dos equipamentos corretos e no treinamento dos colaboradores.
É importante que o uso dos EPIs esteja conjugado com a execução de outros programas, como o de Ergonomia (NR 17), PCMSO (NR-7) e o PPRA (NR-9), caso aplicáveis.
Em qualquer um desses casos, a GO Segurança do Trabalho tem perfeitas condições de te ajudar!
Acidentes não tem hora. Você sim.
Agende uma visita, tire todas as suas dúvidas sobre a NR 6 e os EPIs, e garanta a segurança dos seus colaboradores. Você pode mandar uma mensagem abaixo, telefonar ou contatar direto pelo WhatsApp.