NR 17 – Ergonomia
A norma regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Isso significa proporcionar o máximo de conforto e segurança ao trabalhador para que ele possa desempenhar suas atividades de forma eficiente.
Qual a importância da NR 17 (Ergonomia) para a sua empresa?
Qualquer descumprimento de Normas Regulatórias é severamente punido pela justiça do trabalho: isso pode acontecer tanto pela fiscalização preventiva quanto por uma ação trabalhista. Economizar na vigilância desses princípios é um caso clássico do “barato que sai caro”.
No caso específico da Ergonomia, alguns ramos de empresas são especialmente vigiados, tendo inclusive anexos específicos sobre elas:
- supermercados
- hipermercados
- comércio atacadista
- telemarketing
- atendimento
Uma abordagem precisa sobre a ergonomia poupa dinheiro e preserva o ativo mais importante da sua empresa: a saúde de todos os envolvidos.
O que a empresa deve fazer para cumprir a NR 17 (Ergonomia)?
Os gestores devem providenciar e zelar por, basicamente, três pontos:
- Análise Ergonômica do Trabalho
- Programa de Ergonomia
- Laudo Técnico Ergonômico
Segundo a norma 17.1.2:
(…) cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do trabalho.
Para a mitigação de riscos decorrentes de lesões, é fundamental que o empregador desenvolva e aplique um claro Programa de Ergonomia, que se relacione com o PCMSO (NR 7) e o PPRA (NR 9) e, se possível, em presença da CIPA (NR 5), quando houver.
Já o Laudo Ergonômico é um documento técnico que atesta sobre as condições ergonômicas de um posto, função ou objeto de trabalho. Pode ser solicitado mediante ordem judicial.
Acidentes não têm hora. Você sim:
Agende uma visita, tire todas as suas dúvidas sobre a NR 17 e a Ergonomia e garanta a segurança dos seus colaboradores.